“Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. (…) A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os
outros estão felizes por sua causa”.
O problema que te preocupa talvez te pareça excessivamente amargo ao
coração.
E tão amargo que talvez não possas comentá-lo, de pronto.
Às vezes, a sombra interior é tamanha que tens a ideia de haver perdido o
próprio rumo.
Entretanto, não esmoreças.
Abraça o dever que a vida te assinala.
Serve e ora.
A prece te renovará energias.
O trabalho te auxiliará.
Deus não nos abandonará.
Fazê silêncio e não te queixes.
Alegra-te e espera porque o Céu te socorrerá.
Por meios que desconheces, Deus permanece agindo.
Vem, me dê sua mão, una comigo teu coração.
Vem, vamos caminhar em busca da paz!
Basta acreditar, pois o amor é que vai nos guiar e veja à frente a LUZ,
quanta LUZ, quanta LUZ!
Quanta LUZ a nos envolver, afastando da Terra a dor e o sofrer, esta LUZ nos
dará diretriz para um mundo bem mais FELIZ.
Basta acreditar, pois o amor é que vai nos guiar e veja à frente é JESUS,
quanta LUZ, quanta LUZ!
Essa LUZ é JESUS.
O médium mineiro Francisco Cândido Xavier contou que, num de seus dias de
profunda amargura, solicitou ao benfeitor espiritual que levasse o seu pedido de socorro à Maria de Nazaré, para que ela o consolasse, já que seus problemas eram graves.
Após alguns dias, o benfeitor retornou dizendo-se portador de um recado da mãe de Jesus.
Chico imediatamente pegou papel e lápis e colocou-se na posição de anotar:
Pode falar, tomarei nota de cada palavra.
Emmanuel, benfeitor atencioso, lhe falou:
Anote aí, Chico. Maria me pediu para que trouxesse o seguinte recado:
“Isso também passará. Ponto final”.
Chico tomou nota rapidamente e perguntou ao benfeitor: Só isso?
E ele respondeu: É, Chico. A Mãe Santíssima pediu para lhe dizer que isso também passará.
* * *
Como Chico Xavier, muitos de nós, quando visitados pela dor, gostaríamos de receber uma mensagem individual de consolo.
Pensando que fomos esquecidos pela Divindade, rogamos nos seja concedida uma deferência especial por parte dos benfeitores espirituais.
Todavia, Deus tudo sabe e tudo vê. Nada acontece sem Seu consentimento, basta que depositemos confiança em Suas soberanas Leis.
Todas as coisas, na Terra, passam…
Os dias de dificuldades passarão…
Passarão também os dias de amargura e solidão…
As dores e as lágrimas passarão.
As frustrações que nos fazem chorar… um dia passarão.
A saudade do ser querido que se vai na mão da morte, passará.
Os dias de glórias e triunfos mundanos, em que nos julgamos maiores e melhores que os outros… igualmente passarão.
Essa vaidade interna que nos faz sentir como o centro do Universo, um dia passará.
Dias de tristeza… Dias de felicidade… São lições necessárias que, na Terra, passam, deixando no Espírito imortal as experiências acumuladas.
Se hoje, para nós, é um desses dias repletos de amargura, paremos um instante.
Elevemos o pensamento e busquemos a voz suave da Mãe amorosa a nos dizer carinhosamente: Isso também passará…
E guardemos a certeza, pelas próprias dificuldades já superadas, que não há mal que dure para sempre.
* * *
O planeta Terra, semelhante a enorme embarcação, às vezes parece que vai soçobrar diante da turbulência de gigantescas ondas.
São guerras, interesses mesquinhos, desvalores…
Mas isso também passará, porque Jesus está no leme dessa nau, e segue com o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a agitação faz parte do roteiro evolutivo da Humanidade, e que um dia também passará.
Ele sabe que a Terra chegará a porto seguro porque essa é a sua destinação.
Assim, façamos a nossa parte o melhor que pudermos, sem esmorecimento.
E confiemos em Deus, aproveitando cada segundo, cada minuto, que agora, já não é mais o mesmo de quando iniciamos o programa e o de agora, também passará…
Se você não é amado não é importante, importante é quando ama.
Não se preocupe com os inimigos, todos nós temos inimigos, mas isso é secundário, o importante é não ser inimigo de ninguém.
Se alguém não gosta de você, o problema é dele, mas quando você não gosta de alguém o problema é seu, então ame.
Seja qual for a circunstância o amor é o sublime elixir da plenitude, para quem o esparge e para quem é dirigido.
Então como disse Jesus, amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Ame-se também, quando você se ama, você se instrui, você se cuida, você se prepara para uma vida feliz.
E somente quando você se ama que você é capaz de amar a outrem, porque amando-se, você pode perceber as dificuldades que existem para o indivíduo
abandonar as suas imperfeições, as suas mazelas e torna- se a tolerância, a compreensão, a fraternidade, por fim o amor, o amor é a alma da vida”
Pai!… Ao longo da vida fui devolvendo à Ti muitos daqueles que amei…
Um a um, às vezes os mais idosos, as vezes os mais jovens, foram retornando para casa, deixando para trás saudades que até hoje me é difícil suportar;
flores que trocastes de jardim, deixando em seu lugar o silêncio e a solidão…
Hoje quero pedir por eles, a todos que de uma forma ou outra estiveram ligados à mim nesta encarnação, para que os abençoe e guarde, a fim de que encontrem paz e serenidade no mundo espiritual.
Muitos deles, Senhor, não obstante o coração generoso, afastaram-se do corpo através de enfermidades dolorosas e incuráveis que lhes minaram as forças até o final, deixando na memória de todos o exemplo da coragem e da fé em Teus desígnios, sem esmorecimento…
Outros, Senhor, desiludidos com as provas que lhes cabiam na derradeira existência, não suportaram e sucumbiram, afastando-se da carne pelo suicídio ou pelas drogas, arcando assim com o agravamento dos débitos que lhes diziam respeito e por isso mesmo infinitamente mais infelizes que antes…
Outros, Pai, deixaram para trás os mais belos e santos laços desencarnando em pleno vigor juvenil, desfazendo-se assim de pesados grilhões passados e retornando com a leveza das aves para os ninhos Superiores, para descansar e prosseguir…
Outros ainda, Senhor, deixaram o corpo como quem abandona fardo inútil após cumprida a tarefa, enveredando-se pelos caminhos da felicidade engalanados
de luzes e valores, conquistados pelo trabalho santo a que se dedicaram na Terra, em favor de todos os seus semelhantes…
Representaram muito para mim… Para alguns eu pude dizer “te amo”, para outros não… No entanto, pela importância que tiveram em minha vida, o meu amor há de lhes ser carinho constante no além, porque acredito que nada se desfaz com a morte do corpo, pelo contrário, se fortalece…
Que hoje, eu possa levar a todos eles o meu pensamento de ternura e gratidão, para que saibam, estejam onde estiverem, que não estão esquecidos na Terra, habitando em minha lembrança e em meu coração com a mesma força e a mesma sinceridade de antes!
Certa vez, Gautama Buda visitou uma pequena vila chamada Kesaputra, no reino de Kosala, cujos habitantes se chamavam Kalamas. Eles fizeram a seguinte pergunta ao Buda:
“Senhor, alguns anacoretas e brâmanes que passaram por nossa vila divulgaram e exaltaram suas próprias doutrinas e condenaram e desprezaram as doutrinas dos outros. Depois, passaram outros que também, por sua vez, divulgaram e exaltaram as suas doutrinas e também condenaram e desprezaram as doutrinas dos outros. Mas nós, Senhor, estamos sempre em dúvida e perplexos, sem saber qual desses veneráveis expôs a verdade e qual deles mentiu.”
Então o Buda respondeu:
“Sim, é justa a dúvida que sentis, pois ela se originou de um assunto duvidoso. Agora prestem atenção: não vos deixeis guiar pelas palavras dos outros, nem por tradições existentes, nem por rumores. Não vos deixeis guiar pela autoridade dos textos religiosos, nem por simples lógica ou dedução, nem por aparências, nem pelo prazer da especulação sobre opiniões, nem por verossimilhanças possíveis, nem por simples impressão ou pela idéia: ‘Ele é nosso mestre’. Mas, Kalamas, desde que souberdes e sentirdes, por vós mesmos, que certas coisas são desfavoráveis, falsas e ruins, então renunciai a elas.., e quando souberdes e sentirdes, por vós mesmos, que certas coisas são favoráveis e boas, então deveis aceitá-las e segui-las”.
Respondendo aos bhikkhus2 (monges) disse:
“Um discípulo deve examinar a questão mesmo quando o Tathagata (o próprio Buda) a propõe, pois o discípulo deve estar inteiramente convencido do valor real do seu ensinamento – Não acreditem no que o mestre diz simplesmente por respeito à personalidade dele”. (Anguttara-Nikaya III, 65)
Asoka, imperador da Índia no III século a. C., seguindo o nobre exemplo de tolerância e compreensão de Gautama Buda, honrou e sustentou todas as religiões do seu vasto império. Hoje ainda é legível a inscrição original de
um de seus editos gravados na rocha:
“Não devemos honrar somente nossa religião, condenando as outras; devemos acima de tudo respeitar todas as crenças, pois sempre há algo a ser apreciado por esta ou aquela razão. Agindo desta forma, glorificamos nossa própria crença e prestamos serviço às demais. De outro modo, prejudicamos a nossa própria religião e fazemos mal à dos outros. Por conseguinte, que todos escutem e estejam dispostos a não se fecharem às doutrinas professadas
pelos demais”.
Esse espírito de mútua compreensão deveria ser aplicado não somente em matéria de doutrina religiosa, mas também em assuntos nacionais, políticos, sociais e econômicos.
O Budismo se apresenta sob a forma de um sistema psicológico, moral e filosófico baseado na raiz dos fatos, que podem ser testados e verificados pela experiência pessoal, pois é racional e prático, isento de doutrinas esotéricas (ocultas).
O espírito de tolerância e compreensão foi sempre um dos ideais da cultura e civilização budista. A seu crédito deve ser dito que, durante um período pacífico de 2 500 anos, nenhuma gota de sangue foi derramada em nome do
Budismo e nenhuma conversão jamais foi feita quer pela força, ou por qualquer outro método de repressão.
Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução, dedicarei alguns minutos para perdoar. A partir deste momento, eu perdoo todas as pessoas que de alguma forma me ofenderam, injuriaram, me prejudicaram ou me causaram dificuldades desnecessárias. Perdoo, sinceramente, quem me rejeitou, me odiou, me abandonou, me traiu, me ridicularizou, me humilhou, me amedrontou, me iludiu.
Perdoo, especialmente, quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada. Reconheço que também fui responsável pelas agressões que recebi, pois várias vezes confiei em indivíduos negativos, permiti que me fizessem de bobo e descarregassem sobre mim seu mau caráter. Por longos anos suportei maus tratos, humilhações, perdendo tempo e energia, na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas. Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes tóxicos. Iniciei agora, uma nova etapa de minha vida, em companhia de gente amiga, sadia e competente: queremos compartilhar sentimentos nobres, enquanto trabalhamos pelo progresso de todos nós.
Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e pessoas negativas. Se por acaso pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e descartadas de minha vida íntima definitivamente. Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram, pois isso me ajudou a evoluir, do nível humano comum ao nível espiritualizado em que estou agora.
Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas boas qualidades e pedirei ao Criador que as perdoe também, evitando que elas sejam castigadas pela lei da causa e efeito, nesta vida ou em futuras.
Dou razão a todas as pessoas que rejeitaram o meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito que assiste a cada um me repelir, não me corresponder e me afastar de suas vidas.
(Fazer uma pausa, respirar profundamente algumas vezes, para acúmulo de energia).
Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas, a quem, de alguma forma, consciente e inconscientemente, eu ofendi, injuriei, prejudiquei, ou desagradei. Analisando e fazendo julgamento de tudo que realizei ao longo de toda a minha vida, vejo que o valor das minhas boas ações é suficiente para pagar todas as minhas dívidas e resgatar todas as minhas culpas, deixando um saldo positivo a meu favor.
Sinto-me em paz com minha consciência e, de cabeça erguida, respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao Eu Superior. Ao relaxar, minhas sensações revelam que este contato foi estabelecido.
Agora dirijo uma mensagem de fé ao meu Eu Superior, pedindo orientação, proteção e ajuda, para a realização, em ritmo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual já estou trabalhando com dedicação e amor.
Agradeço de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e comprometo-me a retribuir trabalhando para o bem do próximo, atuando como agente catalisador do entusiasmo, prosperidade e autorrealização. Tudo farei em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador, eterno, infinito, indescritível que eu, intuitivamente sinto como o único poder real, atuante dentro e fora de mim.
Cura-me Senhor
Liberta-me Senhor
Desça o teu olhar em mim
Cubra o meu ser com o teu amor…
Vem Senhor Jesus
Vem, vem…
Cura-me Senhor
Abraça-me Senhor
Escuta-me Senhor
Liberta a minha alma
Inspira-me a calma
Vem Senhor Jesus, vem, vem,
Inspira-me Senhor
Vem Senhor Jesus, ampara e conduz,
Os meus pensamentos
Em todos os momentos
Levanta-me Senhor
Sustenta-me
Ampara-me… conduz.
Amigos são poucos e escassos ao logo da vida e essa é uma lição que eu duramente aprendi… nós temos centenas de conhecidos, mas temos poucos amigos… e eu já lancei uma vez e volto a dizer que há um teste eficaz, infalível, para vocês aplicarem sobre a amizade. Ao retornarem a suas casas ao logo dos próximos dias, reúnam os amigos e digam sobre o sucesso de vocês, não falem de fracasso, fracasso provoca solidariedade entre todas as pessoas… o fracasso provoca proximidade entre as pessoas… se eu disser que tenho um câncer receberei abraços de todas as pessoas, o fracasso, a dor, a doença, não é um sinal de amizade, digam “Eu estou bem, nunca ganhei tanto dinheiro, estou amando e sendo amado, estou fazendo um sucesso louco e vai melhorar!” e olhem para a rosto da pessoa… é um teste infalível… só um amigo vai sorrir e se emocionar com o sucesso de vocês… os outros vão dizer “você tá meio exibido”… os outros vão se incomodar… quem se incomoda não gosta de mim, que se incomoda concorre comigo… quem se incomoda não tolera o meu sucesso… ou como disse um semi-amiga, aquela categoria de inimigo que nos abraça, disse “Nossa Leandro você passa o Brasil inteiro dando palestras, escreve muitos livros, todo mundo quer ouvi-lo, isso passa viu, isso passa!”… bem ainda não passou, mas passara um dia, gostaria só que esse dia fosse um dia depois do dela, para eu poder acompanhar o enterro e dizer “Nossa passou e antes ainda de mim”…
Caras amigas e caros amigos, o ano que passou enriqueceu-nos de experiências, que o novo ano seja uma oportunidade de recapitularmos as experiências negativas e superá-las, realizar as maravilhosas bênçãos da vida no serviço ao próximo e na conquista de nos mesmos, desejamos de todo o coração a partir de amanhã você esteja renovado, para o bem, para Deus, para si mesmo, felicidades feliz ano novo.
Divaldo Franco
Amado Jesus
na excelsa manjedoura
que te esconde a gloria sublime,
ouve a nossa oração !
Ajuda-nos a procurar a simplicidade
que nos reúne ao teu amor…
Auxilia-nos a renascer dentro de nos mesmos, buscando em Ti a força para
sermos em Teu Nome, irmãos uns dos outros !
Mestre do Eterno Bem, sustenta as nossas almas a fim de que a alegria de
servir e ajudar nos ilumine a senda, não somente na luz de teu Santo Natal,
mas em todos os dias, aqui, agora e sempre… Xavier, Francisco Cândido.
A Vida Depois da Vida (Orientações aos familiares e amigos que ficam).
• Lágrimas de saudade não prejudica quem parte. O que prejudica, dificulta o desligamento, perturba o espírito que parte é a revolta, a blasfêmia contra Deus.
• Evitar roupas escuras, ambientes taciturnos, pois estes comportamentos somente geram medo e maior dor aos envolvidos. Não é a cor da roupa que revela sofrimento, respeito ou ajuda e sim, oração sincera.
• Velas e flores são exteriorizações de sentimentos, não fazem mal, mas não ajudam o desencarnado. O que ajuda são orações, o amor sincero, bons pensamentos, fé e certeza da continuidade da vida.
• Como cada Ser tem um período de adaptação e um nível de evolução e compreensão do novo estado, convém esperar um tempo após o desencarne, para doar e se desfazer dos pertences pessoais daquele que partiu. Em casos explícitos de pessoas desprendidas da matéria, espiritualizadas, este tempo não é necessário, sendo muitas vezes, a vontade expressa daquele que se foi.
• TODOS OS ESPÍRITOS SÃO AUXILIADOS. NENHUM FILHO DE DEUS FICA DESAMPARADO.
Mesmo os que tiveram uma vida encarnada desregrada, desde que sinceramente busquem auxílio.
VISITA AO TÚMULO:
A visita apenas expressa que lembramos do amado ausente. MAS não é o lugar, objetos, flores e velas que realmente importam. O que importa é a intenção, a lembrança sincera, o amor e a oração. Túmulos suntuosos não importam e não fazem diferença para quem parte.
ORAÇÃO SINCERA AQUIETA A ALMA E ELEVA O PADRÃO VIBRATÓRIO. CRIA UM ESTADO
INTIMO DE SERENIDADE FACILITANDO O DESPRENDIMENTO E A ENTRADA TRANQUILA NO MUNDO ESPIRITUAL.
A VIDA CONTINUA SEMPRE!
NOSSOS AMADOS NÃO ESTÃO MORTOS. APENAS AUSENTES TEMPORARIAMENTE.
O VERDADEIRO AMOR INDEPENDE DA PRESENÇA. POR ISTO É ETERNO E UNE TODAS AS PESSOAS QUE O PARTILHAM.
APRENDAMOS A VIVER. PARA APRENDER A MORRER. TEMOS UM CORPO FÍSICO PARA NOSSA CAMINHADA DE APRENDIZADO NA TERRA. MAS SOMOS MAIS QUE UM COMPACTO DE CARNE.
SOMOS ESPÍRITOS ETERNOS, QUE VIVEM PARA SEMPRE!
Seja qual seja o seu problema, conserve fé em Deus e fé em você mesmo, sem desistir de trabalhar.
Ninguém progride sem dificuldade a vencer.
A luta é condição para a vitória.
Não abandone os seus encargos no bem.
Não perca tempo, lembrando episódios tristes.
Desculpe qualquer ofensa.
Esqueça ressentimentos, venham de onde vierem.
Auxilie aos outros, como puder e tanto quanto puder, no clima da consciência tranquila.
Não procure defeitos nos semelhantes.
Se você está num momento, considerado talvez, como sendo o pior de sua vida, siga adiante, com o seu trabalho, na certeza de que se hoje o céu aparece toldado de nuvens, a luz voltará no firmamento e o dia de amanhã será melhor.
¨Quem mais ama é quem mais se aproxima da natureza divina.
O dia que o homem começar a amar o próximo como a si mesmo, a Terra,
como por encanto se transformará. Falta-nos sentir que o outro, seja quem
ele for, é, de fato, nosso irmão e nosso igual perante DEUS.¨
Por que as pessoas doentes as vezes melhoram e logo depois desencarnam?
Em caso de doença, o processo de Desligamento do doente ocorre mais
lentamente. Por vezes acontece que as equipes socorristas iniciam o processo
de desligamento, mas os parentes estão junto ao doente e vibram tão
intensamente para que este fique bom, que dificultam muito o seu processo de
desligamento. Para resolver esta situação, os socorristas fazem com que o
doente tenha uma repentina melhora. Desta forma os familiares ficam
aliviados e afastam-se, continuando as suas tarefas diárias. Neste momento,
os socorristas podem retomar o processo de desligamento e o doente vem a
falecer em pouco tempo.
Num velório costuma haver uma nuvem cinzenta de tanta tristeza que paira no
local. Às vezes o espírito está ausente, já desligado da matéria. Outras
vezes o espírito está confuso no local e por vezes está a dormir junto ao
corpo. O que dificulta nestes lugares é a tristeza e a choradeira das
pessoas.
Seria tão maravilhoso se todos compreendessem a desencarnação como ela
verdadeiramente é, e aceitassem a ausência física, ajudando o desencarnado
com pensamentos de amor e carinho, rezando por ele com fé, ajudando-o no seu
desligamento e na sua ida a sua nova jornada no plano espiritual.
O melhor desencarne é de uma pessoa que foi Espiritualizada em Vida, pois
desencarna de uma maneira completamente tranquila, como que dormindo e
acordando num belo local, entre amigos!!! É um regressar tranquilo à
verdadeira casa!!!
Fazei com que entendamos a vossa vontade e nunca a nossa, entregando-nos às
vossas mãos fortes para conduzir-nos;
Permite que possamos desincumbir-nos dos deveres que nos cabem, mas, não
conforme os nossos desejos;
Lançai Vosso olhar sobre nós, a fim de que tenhamos a claridade da Vossa
ternura, e não as sombras da nossa ignorância;
Abençoai os nossos propósitos de servir-Vos, quando somente nos temos
preocupado em utilizar de Vosso santo nome para servir-nos;
Envolvei-nos na santificação dos Vossos projetos, de forma que sejamos Vós
em nós, porquanto ainda não temos condição de estar em Vós;
Dominai os nossos anseios de poder e de prazer, auxiliando-nos na conquista
real da renúncia e da abnegação;
Ajudai-nos na compreensão de vossos labores, amparando-nos em nossas
dificuldades e socorrendo-nos quando mergulhados na argamassa celular;
Facultai-nos a dádiva de Vossa paz, de modo que a distribuamos por onde quer
que nos encontremos e todos a identifiquem, compreendendo que somos Vossos
servidores dedicados…
…e porque a morte restituiu-nos a vida gloriosa para continuarmos a
trajetória de iluminação, favorecei-nos com a sabedoria para o êxito da
viagem de ascensão, mesmo que tenhamos que mergulhar muitas vezes nas
sombras da matéria, conduzindo porém, a bússola do Vosso afável coração
apontando-nos o rumo.
Senhor!
Intercedei, junto ao Pai Todo Amor, por Vossos irmãos da retaguarda, que
somos quase todos nós, os trânsfugas do dever.
Oração do Santo de Assis trazida no livro Divaldo Pereira Franco pelo
Espírito de Manoel Philomeno de Miranda.
Enquanto alguns contam riquezas, conte aprendizados.
Ninguém é melhor que alguém, Deus não usa régua para medir seus filhos entre
maiores e menores. Ninguém é melhor porque tem uma casa mais bonita, um
carro do ano, um emprego com alto salário ou uma classe social elevada…
Deus não olha o que você tem em suas mãos, mas o que tem em seu coração, o
homem usa os olhos para nos definir, Deus usa o sentimento. Para ele não
importa condições, mas caráter. Quem acha que tem tudo possuindo bens ou
status, acaba não tendo nada se não tiver Deus.
Por isso, não queira ter o que os outros tem, não queira ser o que os outros
são, seja diferente, queira ter Deus e pronto, com Ele nunca faltará nada.
Não existe maior riqueza que a sabedoria, não há melhor condição que ser
agradável aos olhos de Deus.
Enquanto alguns contam riquezas, conte aprendizados.
Seja qual seja o seu problema, conserve fé em Deus e fé em você mesmo, sem
desistir de trabalhar.
Ninguém progride sem dificuldade a vencer.
A luta é condição para a vitória.
Não abandone os seus encargos no bem.
Não perca tempo, lembrando episódios tristes.
Desculpe qualquer ofensa.
Esqueça ressentimentos, venham de onde vierem.
Auxilie aos outros, como puder e tanto quanto puder, no clima da consciência tranquila.
Não procure defeitos nos semelhantes.
Se você está num momento, considerado talvez, como sendo o pior de sua vida,
siga adiante, com o seu trabalho, na certeza de que se hoje o céu aparece
toldado de nuvens, a luz voltará no firmamento e o dia e amanhã será melhor.
Mantenha alguém na sua vida que saiba que seu dia foi difícil e quando ele acaba, te liga pra dizer: ”Oi, você é linda”…
Não fique em empregos que te adoecem…
Não fique em cursos superiores que te adoecem…
Viaje até uma praia, tire os sapatos e mergulhe seus pés na areia…
Deixe um bilhete pra sua professora preferida ou pra tia da cantina que gravou seu lanche ou suco favorito…
Entoe um mantra antes de sair de casa. às vezes, as pessoas com quem cruzamos são tão escuras quanto as ruas…
Abrace alguém do nada…
Adote, não compre…
Quando não parar de doer, ande de bicicleta, visite um parente que não encontra faz algum tempo, veja o por-do-sol de um lugar da sua cidade que nunca havia conhecido… talvez não pare de doer agora, mas amanhã, sim…
E lembre-se: ”Sentir medo é tão humano quanto sentir amor”.
¨Amar ao próximo como a si mesmo; fazer aos outros como quereríamos que nos
fizessem”, eis a expressão mais completa da caridade, porque ela resume
todos os deveres para com o próximo.¨
– Allan Kardec
Divaldo Franco manda uma linda mensagem a quem perdeu um ente querido.
Divaldo qual a mensagem que você poderia dar para alguém que teve um ente
querido que morreu e não consegue se conformar com a situação?
Diria que Morte é Vida, diremos mais, que os seres queridos não morreram,
eles vivem, se nós tomarmos uma postura de confiança irrestrita em Deus, e
nos dispusermos em entrar em sintonia psíquica, lograremos… porque eles
voltam, eles podem manter conosco um contato mental sem necessidade de
outros intermediários, o amor de Deus é o mesmo para todos, ademais
aguardam-nos, quando nos voltarmos ao grande lar ei-los esperando-nos com
uma infinita alegria e conduzindo-nos a reconstrução da família, recordo-me
que o Doutor Bezerra de Menezes narrou-me como foi o seu despertar no além,
no momento que ele conseguiu conectar-se com a nova realidade ele perguntou
a Celinda, minha filha já estou livre? Já, venerado amigo. E ele ouviu
vozes, música, e ele perguntou o que é isso? E ela disse: São aqueles que
foram beneficiados pelo seu amor….
Em verdade, grande é a noite em que se debate a alma do mundo.
Nos mais variados ângulos da marcha, vemos as trevas da incompreensão e as nuvens da discórdia implorando a graça da luz.Não clames, porém, contra as sombras.
Muita vez, o desespero é a preguiça agitada, tanto quanto a lamentação é a ociosidade sonora. Não condenes, nem reclames.Faze alguma claridade e segue adiante.
A semente de agora será colheita depois.
A centelha hesitante de hoje surgirá por facho resplendente, amanhã. Grande é o nevoeiro da ignorância que ainda envolve a Terra. Atende ao cérebro, mas
não te esqueças do coração. A sabedoria é o caminho. O amor é a luz.O palácio às escuras poderá povoar-se de monstros.
O campo singelo, aos clarões da manhã, é um templo aberto à gloria solar.
Ajuda e transformarás a dor em alegria.
Ama e farás a vida brilhar.
Curiosamente nós não temos o costume de agradecer… Parece que o nosso
agradecimento é essa coisa forma, obrigado, obrigado, obrigado…. e nisso,
nessa única palavra parece que já dissemos tudo… mas o agradecimento não
bem dizer obrigado, as vezes contra feito, as vezes aborrecido, é muito
importante agradecer…O agradecimento é dessas dádivas para com o benfeitor
que engrandecem aquele que recebeu a benfeitoria… O benfeitor faz porque o
faz, mas agradecer é um gesto de reconhecimento de que as pessoas não são
obrigadas a fazer por nós, se elas fizeram algum movimento de seu coração as
inspirou para que fizessem.
“Conjuguemos, assim, conselho e ação, palavra e conduta, na mesma onda de
serviço renovador, compreendendo, por fim, que o bem que nos falta nem
sempre é o bem que ainda não desfrutamos, mas sim o bem dos outros que, em
nosso próprio benefício, nos cabe fazer”.
SE CAÍSTE
¨Se caíste, ergue-te e anda.
Caminha para frente.
Regressa aos teus deveres e esforça-te a cumpri-los.
Ora, pedindo a Deus mais força para a marcha.
Muitas vezes a queda é uma lição de vida.
Quem cai sente do valor do perdão aos caídos.
O futuro te espera… Segue e confia em Deus¨
CHICO XAVIER – ditado por Emmanuel
Será que Deus atende mesmo a todas as orações? Jesus nos afirmou que tudo o
que pedíssemos ao Pai em Seu nome, Ele nos concederia.
Mesmo assim, a debilidade da nossa fé, vez ou outra, faz com que nos
perguntemos: Será que atende?
Afinal, quantos de nós já fizemos rogativas ao Criador, que jamais foram
atendidas?
Será preciso algum detalhe que nos possibilite ser atendidos por Deus?
Os mais revoltados, ante seus problemas não solucionados pela Divindade,
chegam a admitir a parcialidade Divina que atende a uns e não atende a
outros.
Contudo, não é assim. Ocorre que, inúmeras vezes, não nos apercebemos que
Deus nos responde, embora nem sempre da forma que desejamos.
Mas, com certeza, sempre é o melhor que o Pai dispõe.
Recordamo-nos de um soldado americano, ferido durante a Guerra Civil. Após o
ferimento, seguiram-se meses e meses de sofrimentos. A sua dor atingiu o
auge quando ele se deu conta de que havia se tornado um deficiente físico.
No entanto, a transformação radical em sua vida lhe abriu novos horizontes
que ele sintetizou em uma oração.
Oração que talvez se constitua em uma das mais belas páginas escritas por um
deficiente físico.
Conforme a tradução livre, do original inglês, diz ele:
Pedi a Deus que me desse forças, para tudo conseguir…
Fui feito fraco para aprender a obedecer.
Pedi a Deus a saúde para realizar coisas grandiosas…
Fui feito doente para realizar coisas difíceis.
Pedi a Deus por riquezas, para comprar felicidade…
Fui feito pobre, para vender sabedoria.
Pedi a Deus que me concedesse poder, para que os homens necessitassem de
mim…
Fui feito insignificante, para sentir a necessidade de Deus …
Pedi a Deus por tudo isso, para poder gozar a vida…
E Deus me deu a vida para poder avaliar seu gozo.
Não recebi nada do que pedi, mas obtive tudo aquilo que esperava ganhar.
A despeito dos meus erros, as preces que não fiz foram atendidas.
E, dentre todos os homens, eu me considero o mais ricamente abençoado.
* * *
O entendimento do soldado ferido que se tornou um paralítico anônimo nos dá
a tônica de como Deus ouve nossas preces e as atende, sempre de acordo com o
que seja melhor para nós.
Afinal, muitas vezes passamos a valorizar as pequeninas e preciosas coisas
da vida, quando elas nos são retiradas.
* * *
O ano de 1981 foi o primeiro Ano Internacional da Pessoa Deficiente.
Ser deficiente não significa ser doente.
É simplesmente ser diferente. Diferente dos padrões considerados como
normais.
Ainda que eu fale todas as línguas dos homens e dos anjos, ainda que eu
fale todas as línguas dos anjos e dos homens, se eu não tiver amor, serei
apenas um bronze que ressoa, um sino que retine.
Ainda que eu possua o dom das profecias, saiba todas as ciências, ainda que
eu possua um tamanho grau de fé que me permita remover montanhas, se eu não
tiver amor eu não nada serei.
Ainda que eu distribua os meus bens entre os pobres, e deixe então o fogo
consumir meu corpo, nenhum proveito tiro, se eu não tiver amor.
O AMOR, É PACIENTE, O AMOR É BONDOSO, NÃO É NADA EXIGENTE, ARROGANTE,
ORGULHOSO, JAMAIS É DESCORTÊS, NUNCA INTERESSEIRO. O AMOR NÃO SE IRRITA, NÃO
GUARDA RANCOR NO CORAÇÃO, TUDO DESCULPA, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO
SUPORTA. O AMOR NÃO TERÁ FIM. AS PROFECIAS, SIM.
As línguas se calarão. As Ciências tem seu termo. Imperfeito, é o nosso
conhecimento e também as profecias.
MAS QUANDO VIER O QUE É PERFEITO, O QUE IMPERFEITO DESAPARECERÁ.
Quando eu era criança, brincava como criança, pensava como criança, como
criança raciocinava. Homem feito me despojei dos atributos de criança.
POR ENQUANTO ENXERGAMOS DEUS ATRAVÉS DE UM ESPELHO. MAS UM DIA TEREMOS A
VISÃO DE DEUS DE FACE A FACE. POR ENQUANTO CONHEÇO APENAS UMA PARTE, MAS
LOGO O CONHECEREI, COMO SOU POR ELE CONHECIDO.
TEMOS AGORA A FÉ, A ESPERANÇA E O AMOR!
MAS DOS TRÊS, O MAIS EXCELENTE É O AMOR.
O Amor, sublime impulso de Deus,
é a energia que move os mundos:
Tudo cria, tudo transforma, tudo eleva.
Palpita em todas as criaturas.
Alimenta todas as ações.
* * *
O ódio é o Amor que se envenena.
A paixão é o Amor que se incendeia.
O egoísmo é o Amor que
se concentra em si mesmo.
* * *
O ciúme é o Amor que se dilacera.
A revolta é o Amor que se transvia.
O orgulho é o Amor que enlouquece.
A discórdia é o Amor que divide.
A vaidade é o Amor que se ilude.
A avareza é o Amor que se encarcera.
O vício é o Amor que se embrutece.
A crueldade é o Amor que tiraniza.
O fanatismo é o Amor que se petrifica.
A fraternidade é o Amor que se expande.
A bondade é o Amor que se desenvolve.
O carinho é o Amor que se enflora.
A dedicação é o Amor que se estende.
O trabalho digno é o Amor que aprimora.
A experiência é o Amor que amadurece.
A renúncia é o Amor que se ilumina.
O sacrifício é o Amor que se santifica.
O Amor é o clima do Universo.
* * *
É a religião da vida, a base do estímulo e a força da Criação.
Ao seu influxo, as vidas se agrupam,
sublimando-se para a imortalidade.
Nesse ou naquele recanto isolado,
quando se lhe retire a influência,
reina sempre o caos.
Com ele, tudo se aclara.
Longe dele, a sombra se coagula e prevalece.
Em suma, o bem é o Amor que se desdobra, em busca da Perfeição no Infinito,
segundo os Propósitos Divinos; e o mal é, simplesmente, o Amor fora da Lei.
* * *
(XAVIER, Francisco Cândido. Falando à Terra, Diversos Espíritos.
Senhor, quando eu tiver fome, dai-me alguém que necessite de comida.
Quando tiver sede, dai-me alguém que precise de água.
Quando sentir frio, dai-me alguém que necessite de calor.
Quando tiver um aborrecimento, dai-me alguém que necessite de consolo.
Quando minha cruz parecer pesada, deixai-me compartilhar a cruz do outro.
Quando me achar pobre, ponde a meu lado alguém necessitado.
Quando não tiver tempo, dai-me alguém que precise de alguns dos meus
minutos.
Quando sofrer humilhação, dai-me ocasião para elogiar alguém.
Quando estiver desanimada, dai-me alguém para lhe dar novo ânimo.
Quando sentir necessidade da compreensão dos outros, dai-me alguém que
necessite da minha.
Quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dai-me alguém que eu tenha
de atender.
Quando pensar em mim mesma, voltai minha atenção para outra pessoa.
Tornai-nos dignos, Senhor, de servir nossos irmãos que vivem e morrem pobres
e com fome no mundo de hoje.
Dai-lhes, através de nossas mãos, o pão de cada dia, e dai-lhes, graças ao
nosso amor compassivo, a paz e a alegria.
Você não está atrasado, nem adiantado, você está exatamente na hora certa!
Alguns estão solteiros. Alguns estão casados e esperaram 10 anos para ter um
filho, e outros tiveram um filho depois de um ano de casados.
Alguns se formaram aos 22 anos, e esperaram 5 anos para conseguir um bom
emprego. Outros se formaram aos 27 e encontraram o emprego de seus sonhos
imediatamente!
Alguns se tornaram presidentes de grandes empresas aos 25 e morreram aos 50,
enquanto outros se tornaram presidentes aos 50, e viveram até os 90.
Cada um trabalha com seu próprio “fuso horário”. As pessoas conseguem lidar
com situações apenas de acordo com seu próprio tempo. Trabalhe com o seu
próprio tempo.
Seus colegas, amigos, e conhecidos mais jovens podem parecer estar “a
frente” de você, e outros podem parecer estar “atrás”.
Não os inveje nem zombe deles. Estão em seu próprio tempo. E você está no
seu!
Segure firme, seja forte, e seja verdadeiro consigo mesmo. Tudo irá
conspirar ao seu favor. Você não está atrasado, nem adiantado, você está
exatamente na hora certa!
¨Não podemos nos impor a ninguém. O tempo é que vai nos modificando aos
poucos. Devemos ganhar o coração da pessoa, quem não ganha o coração não
ganhará o cérebro, mudando os pensamentos de quem deseja ajudar.¨ Chico
Xavier
Levanta-te, cada dia, pensa em Deus, louva e agradece, mesmo num lance de
prece a bênção de trabalhar.
E cumpre as obrigações que a vida te deu às horas, doando a paz onde moras,
partindo do próprio lar.
Se resguardas na lembrança, alguma ofensa sofrida, deixa ofensa esquecida na
luz eterna do bem.
Não busques descanso inútil.
Trabalho é apoio preciso,
Não afastes teu sorriso do coração de ninguém.
Exerce a beneficência das palavras benfazejas.
Se não tens o que desejas, contenta-se no que tens.
Às vezes, para quem sofre, um momento de alegria no abraço de simpatia é
sempre o melhor dos bens.
Nunca esmoreça.
Trabalho aprimora o mundo todo.
Muita flor nasce do lodo.
Muito amparo vem da dor.
Serve, ensina e reconforta na fé viva que te alcança.
Entre as luzes da esperança começa o reino do amor.
Do livro “Coração e vida”
O AMIGO INFALÍVEL
Viste calamidades
Que jamais esperaste.
Cultivaste afeições
Que te armaram ciladas.
Carinho que plantaste
Produziu menosprezo.
Não permitas, porém,
Que a tristeza te arrase.
Trabalha, espera e serve.
Não desistas do bem.
Tens um amigo infalível.
Conta com ele. É Deus.
¨Não reclames, nem te faças de vítima;
Antes de tudo, analisa e observa;
A MUDANÇA ESTÁ EM TUAS MÃOS,
Reprograma tuas metas,
Busca o bem e viverás melhor,
EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, QUALQUER UM PODE
COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM!!!¨ Chico Xavier
“Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. (…) A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os
outros estão felizes por sua causa”.
Papa Francisco
O Auxílio Virá
por Emmanuel e Chico Xavier
O problema que te preocupa talvez te pareça excessivamente amargo ao
coração.
E tão amargo que talvez não possas comentá-lo, de pronto.
Às vezes, a sombra interior é tamanha que tens a ideia de haver perdido o
próprio rumo.
Entretanto, não esmoreças.
Abraça o dever que a vida te assinala.
Serve e ora.
A prece te renovará energias.
O trabalho te auxiliará.
Deus não nos abandonará.
Fazê silêncio e não te queixes.
Alegra-te e espera porque o Céu te socorrerá.
Por meios que desconheces, Deus permanece agindo.
Vem, me dê sua mão, una comigo teu coração.
Vem, vamos caminhar em busca da paz!
Basta acreditar, pois o amor é que vai nos guiar e veja à frente a LUZ,
quanta LUZ, quanta LUZ!
Quanta LUZ a nos envolver, afastando da Terra a dor e o sofrer, esta LUZ nos
dará diretriz para um mundo bem mais FELIZ.
Basta acreditar, pois o amor é que vai nos guiar e veja à frente é JESUS,
quanta LUZ, quanta LUZ!
Essa LUZ é JESUS.
Composição e Interpretação: Paula Zamp.
O médium mineiro Francisco Cândido Xavier contou que, num de seus dias de
profunda amargura, solicitou ao benfeitor espiritual que levasse o seu pedido de socorro à Maria de Nazaré, para que ela o consolasse, já que seus problemas eram graves.
Após alguns dias, o benfeitor retornou dizendo-se portador de um recado da mãe de Jesus.
Chico imediatamente pegou papel e lápis e colocou-se na posição de anotar:
Pode falar, tomarei nota de cada palavra.
Emmanuel, benfeitor atencioso, lhe falou:
Anote aí, Chico. Maria me pediu para que trouxesse o seguinte recado:
“Isso também passará. Ponto final”.
Chico tomou nota rapidamente e perguntou ao benfeitor: Só isso?
E ele respondeu: É, Chico. A Mãe Santíssima pediu para lhe dizer que isso também passará.
* * *
Como Chico Xavier, muitos de nós, quando visitados pela dor, gostaríamos de receber uma mensagem individual de consolo.
Pensando que fomos esquecidos pela Divindade, rogamos nos seja concedida uma deferência especial por parte dos benfeitores espirituais.
Todavia, Deus tudo sabe e tudo vê. Nada acontece sem Seu consentimento, basta que depositemos confiança em Suas soberanas Leis.
Todas as coisas, na Terra, passam…
Os dias de dificuldades passarão…
Passarão também os dias de amargura e solidão…
As dores e as lágrimas passarão.
As frustrações que nos fazem chorar… um dia passarão.
A saudade do ser querido que se vai na mão da morte, passará.
Os dias de glórias e triunfos mundanos, em que nos julgamos maiores e melhores que os outros… igualmente passarão.
Essa vaidade interna que nos faz sentir como o centro do Universo, um dia passará.
Dias de tristeza… Dias de felicidade… São lições necessárias que, na Terra, passam, deixando no Espírito imortal as experiências acumuladas.
Se hoje, para nós, é um desses dias repletos de amargura, paremos um instante.
Elevemos o pensamento e busquemos a voz suave da Mãe amorosa a nos dizer carinhosamente: Isso também passará…
E guardemos a certeza, pelas próprias dificuldades já superadas, que não há mal que dure para sempre.
* * *
O planeta Terra, semelhante a enorme embarcação, às vezes parece que vai soçobrar diante da turbulência de gigantescas ondas.
São guerras, interesses mesquinhos, desvalores…
Mas isso também passará, porque Jesus está no leme dessa nau, e segue com o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a agitação faz parte do roteiro evolutivo da Humanidade, e que um dia também passará.
Ele sabe que a Terra chegará a porto seguro porque essa é a sua destinação.
Assim, façamos a nossa parte o melhor que pudermos, sem esmorecimento.
E confiemos em Deus, aproveitando cada segundo, cada minuto, que agora, já não é mais o mesmo de quando iniciamos o programa e o de agora, também passará…
Redação do Momento Espírita.
“Gostaria de dizer que vale a pena amar.
Se você não é amado não é importante, importante é quando ama.
Não se preocupe com os inimigos, todos nós temos inimigos, mas isso é secundário, o importante é não ser inimigo de ninguém.
Se alguém não gosta de você, o problema é dele, mas quando você não gosta de alguém o problema é seu, então ame.
Seja qual for a circunstância o amor é o sublime elixir da plenitude, para quem o esparge e para quem é dirigido.
Então como disse Jesus, amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Ame-se também, quando você se ama, você se instrui, você se cuida, você se prepara para uma vida feliz.
E somente quando você se ama que você é capaz de amar a outrem, porque amando-se, você pode perceber as dificuldades que existem para o indivíduo
abandonar as suas imperfeições, as suas mazelas e torna- se a tolerância, a compreensão, a fraternidade, por fim o amor, o amor é a alma da vida”
Divaldo Franco
Pai!… Ao longo da vida fui devolvendo à Ti muitos daqueles que amei…
Um a um, às vezes os mais idosos, as vezes os mais jovens, foram retornando para casa, deixando para trás saudades que até hoje me é difícil suportar;
flores que trocastes de jardim, deixando em seu lugar o silêncio e a solidão…
Hoje quero pedir por eles, a todos que de uma forma ou outra estiveram ligados à mim nesta encarnação, para que os abençoe e guarde, a fim de que encontrem paz e serenidade no mundo espiritual.
Muitos deles, Senhor, não obstante o coração generoso, afastaram-se do corpo através de enfermidades dolorosas e incuráveis que lhes minaram as forças até o final, deixando na memória de todos o exemplo da coragem e da fé em Teus desígnios, sem esmorecimento…
Outros, Senhor, desiludidos com as provas que lhes cabiam na derradeira existência, não suportaram e sucumbiram, afastando-se da carne pelo suicídio ou pelas drogas, arcando assim com o agravamento dos débitos que lhes diziam respeito e por isso mesmo infinitamente mais infelizes que antes…
Outros, Pai, deixaram para trás os mais belos e santos laços desencarnando em pleno vigor juvenil, desfazendo-se assim de pesados grilhões passados e retornando com a leveza das aves para os ninhos Superiores, para descansar e prosseguir…
Outros ainda, Senhor, deixaram o corpo como quem abandona fardo inútil após cumprida a tarefa, enveredando-se pelos caminhos da felicidade engalanados
de luzes e valores, conquistados pelo trabalho santo a que se dedicaram na Terra, em favor de todos os seus semelhantes…
Representaram muito para mim… Para alguns eu pude dizer “te amo”, para outros não… No entanto, pela importância que tiveram em minha vida, o meu amor há de lhes ser carinho constante no além, porque acredito que nada se desfaz com a morte do corpo, pelo contrário, se fortalece…
Que hoje, eu possa levar a todos eles o meu pensamento de ternura e gratidão, para que saibam, estejam onde estiverem, que não estão esquecidos na Terra, habitando em minha lembrança e em meu coração com a mesma força e a mesma sinceridade de antes!
Assim seja!
André Luiz, IDEAL André, 02.11.2002*
Buda- Sobre o respeito a todas as religiões
Certa vez, Gautama Buda visitou uma pequena vila chamada Kesaputra, no reino de Kosala, cujos habitantes se chamavam Kalamas. Eles fizeram a seguinte pergunta ao Buda:
“Senhor, alguns anacoretas e brâmanes que passaram por nossa vila divulgaram e exaltaram suas próprias doutrinas e condenaram e desprezaram as doutrinas dos outros. Depois, passaram outros que também, por sua vez, divulgaram e exaltaram as suas doutrinas e também condenaram e desprezaram as doutrinas dos outros. Mas nós, Senhor, estamos sempre em dúvida e perplexos, sem saber qual desses veneráveis expôs a verdade e qual deles mentiu.”
Então o Buda respondeu:
“Sim, é justa a dúvida que sentis, pois ela se originou de um assunto duvidoso. Agora prestem atenção: não vos deixeis guiar pelas palavras dos outros, nem por tradições existentes, nem por rumores. Não vos deixeis guiar pela autoridade dos textos religiosos, nem por simples lógica ou dedução, nem por aparências, nem pelo prazer da especulação sobre opiniões, nem por verossimilhanças possíveis, nem por simples impressão ou pela idéia: ‘Ele é nosso mestre’. Mas, Kalamas, desde que souberdes e sentirdes, por vós mesmos, que certas coisas são desfavoráveis, falsas e ruins, então renunciai a elas.., e quando souberdes e sentirdes, por vós mesmos, que certas coisas são favoráveis e boas, então deveis aceitá-las e segui-las”.
Respondendo aos bhikkhus2 (monges) disse:
“Um discípulo deve examinar a questão mesmo quando o Tathagata (o próprio Buda) a propõe, pois o discípulo deve estar inteiramente convencido do valor real do seu ensinamento – Não acreditem no que o mestre diz simplesmente por respeito à personalidade dele”. (Anguttara-Nikaya III, 65)
Asoka, imperador da Índia no III século a. C., seguindo o nobre exemplo de tolerância e compreensão de Gautama Buda, honrou e sustentou todas as religiões do seu vasto império. Hoje ainda é legível a inscrição original de
um de seus editos gravados na rocha:
“Não devemos honrar somente nossa religião, condenando as outras; devemos acima de tudo respeitar todas as crenças, pois sempre há algo a ser apreciado por esta ou aquela razão. Agindo desta forma, glorificamos nossa própria crença e prestamos serviço às demais. De outro modo, prejudicamos a nossa própria religião e fazemos mal à dos outros. Por conseguinte, que todos escutem e estejam dispostos a não se fecharem às doutrinas professadas
pelos demais”.
Esse espírito de mútua compreensão deveria ser aplicado não somente em matéria de doutrina religiosa, mas também em assuntos nacionais, políticos, sociais e econômicos.
O Budismo se apresenta sob a forma de um sistema psicológico, moral e filosófico baseado na raiz dos fatos, que podem ser testados e verificados pela experiência pessoal, pois é racional e prático, isento de doutrinas esotéricas (ocultas).
O espírito de tolerância e compreensão foi sempre um dos ideais da cultura e civilização budista. A seu crédito deve ser dito que, durante um período pacífico de 2 500 anos, nenhuma gota de sangue foi derramada em nome do
Budismo e nenhuma conversão jamais foi feita quer pela força, ou por qualquer outro método de repressão.
Poderosa oração do perdão
Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução, dedicarei alguns minutos para perdoar. A partir deste momento, eu perdoo todas as pessoas que de alguma forma me ofenderam, injuriaram, me prejudicaram ou me causaram dificuldades desnecessárias. Perdoo, sinceramente, quem me rejeitou, me odiou, me abandonou, me traiu, me ridicularizou, me humilhou, me amedrontou, me iludiu.
Perdoo, especialmente, quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada. Reconheço que também fui responsável pelas agressões que recebi, pois várias vezes confiei em indivíduos negativos, permiti que me fizessem de bobo e descarregassem sobre mim seu mau caráter. Por longos anos suportei maus tratos, humilhações, perdendo tempo e energia, na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas. Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes tóxicos. Iniciei agora, uma nova etapa de minha vida, em companhia de gente amiga, sadia e competente: queremos compartilhar sentimentos nobres, enquanto trabalhamos pelo progresso de todos nós.
Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e pessoas negativas. Se por acaso pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e descartadas de minha vida íntima definitivamente. Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram, pois isso me ajudou a evoluir, do nível humano comum ao nível espiritualizado em que estou agora.
Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas boas qualidades e pedirei ao Criador que as perdoe também, evitando que elas sejam castigadas pela lei da causa e efeito, nesta vida ou em futuras.
Dou razão a todas as pessoas que rejeitaram o meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito que assiste a cada um me repelir, não me corresponder e me afastar de suas vidas.
(Fazer uma pausa, respirar profundamente algumas vezes, para acúmulo de energia).
Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas, a quem, de alguma forma, consciente e inconscientemente, eu ofendi, injuriei, prejudiquei, ou desagradei. Analisando e fazendo julgamento de tudo que realizei ao longo de toda a minha vida, vejo que o valor das minhas boas ações é suficiente para pagar todas as minhas dívidas e resgatar todas as minhas culpas, deixando um saldo positivo a meu favor.
Sinto-me em paz com minha consciência e, de cabeça erguida, respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao Eu Superior. Ao relaxar, minhas sensações revelam que este contato foi estabelecido.
Agora dirijo uma mensagem de fé ao meu Eu Superior, pedindo orientação, proteção e ajuda, para a realização, em ritmo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual já estou trabalhando com dedicação e amor.
Agradeço de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e comprometo-me a retribuir trabalhando para o bem do próximo, atuando como agente catalisador do entusiasmo, prosperidade e autorrealização. Tudo farei em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador, eterno, infinito, indescritível que eu, intuitivamente sinto como o único poder real, atuante dentro e fora de mim.
Assim seja, assim é e assim será.
Cura-me Senhor
Liberta-me Senhor
Desça o teu olhar em mim
Cubra o meu ser com o teu amor…
Vem Senhor Jesus
Vem, vem…
Cura-me Senhor
Abraça-me Senhor
Escuta-me Senhor
Liberta a minha alma
Inspira-me a calma
Vem Senhor Jesus, vem, vem,
Inspira-me Senhor
Vem Senhor Jesus, ampara e conduz,
Os meus pensamentos
Em todos os momentos
Levanta-me Senhor
Sustenta-me
Ampara-me… conduz.
Amigos são poucos e escassos ao logo da vida e essa é uma lição que eu duramente aprendi… nós temos centenas de conhecidos, mas temos poucos amigos… e eu já lancei uma vez e volto a dizer que há um teste eficaz, infalível, para vocês aplicarem sobre a amizade. Ao retornarem a suas casas ao logo dos próximos dias, reúnam os amigos e digam sobre o sucesso de vocês, não falem de fracasso, fracasso provoca solidariedade entre todas as pessoas… o fracasso provoca proximidade entre as pessoas… se eu disser que tenho um câncer receberei abraços de todas as pessoas, o fracasso, a dor, a doença, não é um sinal de amizade, digam “Eu estou bem, nunca ganhei tanto dinheiro, estou amando e sendo amado, estou fazendo um sucesso louco e vai melhorar!” e olhem para a rosto da pessoa… é um teste infalível… só um amigo vai sorrir e se emocionar com o sucesso de vocês… os outros vão dizer “você tá meio exibido”… os outros vão se incomodar… quem se incomoda não gosta de mim, que se incomoda concorre comigo… quem se incomoda não tolera o meu sucesso… ou como disse um semi-amiga, aquela categoria de inimigo que nos abraça, disse “Nossa Leandro você passa o Brasil inteiro dando palestras, escreve muitos livros, todo mundo quer ouvi-lo, isso passa viu, isso passa!”… bem ainda não passou, mas passara um dia, gostaria só que esse dia fosse um dia depois do dela, para eu poder acompanhar o enterro e dizer “Nossa passou e antes ainda de mim”…
Autor: Leandro Karnal
Caras amigas e caros amigos, o ano que passou enriqueceu-nos de experiências, que o novo ano seja uma oportunidade de recapitularmos as experiências negativas e superá-las, realizar as maravilhosas bênçãos da vida no serviço ao próximo e na conquista de nos mesmos, desejamos de todo o coração a partir de amanhã você esteja renovado, para o bem, para Deus, para si mesmo, felicidades feliz ano novo.
Divaldo Franco
Amado Jesus
na excelsa manjedoura
que te esconde a gloria sublime,
ouve a nossa oração !
Ajuda-nos a procurar a simplicidade
que nos reúne ao teu amor…
Auxilia-nos a renascer dentro de nos mesmos, buscando em Ti a força para
sermos em Teu Nome, irmãos uns dos outros !
Mestre do Eterno Bem, sustenta as nossas almas a fim de que a alegria de
servir e ajudar nos ilumine a senda, não somente na luz de teu Santo Natal,
mas em todos os dias, aqui, agora e sempre… Xavier, Francisco Cândido.
A Vida Depois da Vida (Orientações aos familiares e amigos que ficam).
• Lágrimas de saudade não prejudica quem parte. O que prejudica, dificulta o desligamento, perturba o espírito que parte é a revolta, a blasfêmia contra Deus.
• Evitar roupas escuras, ambientes taciturnos, pois estes comportamentos somente geram medo e maior dor aos envolvidos. Não é a cor da roupa que revela sofrimento, respeito ou ajuda e sim, oração sincera.
• Velas e flores são exteriorizações de sentimentos, não fazem mal, mas não ajudam o desencarnado. O que ajuda são orações, o amor sincero, bons pensamentos, fé e certeza da continuidade da vida.
• Como cada Ser tem um período de adaptação e um nível de evolução e compreensão do novo estado, convém esperar um tempo após o desencarne, para doar e se desfazer dos pertences pessoais daquele que partiu. Em casos explícitos de pessoas desprendidas da matéria, espiritualizadas, este tempo não é necessário, sendo muitas vezes, a vontade expressa daquele que se foi.
• TODOS OS ESPÍRITOS SÃO AUXILIADOS. NENHUM FILHO DE DEUS FICA DESAMPARADO.
Mesmo os que tiveram uma vida encarnada desregrada, desde que sinceramente busquem auxílio.
VISITA AO TÚMULO:
A visita apenas expressa que lembramos do amado ausente. MAS não é o lugar, objetos, flores e velas que realmente importam. O que importa é a intenção, a lembrança sincera, o amor e a oração. Túmulos suntuosos não importam e não fazem diferença para quem parte.
ORAÇÃO SINCERA AQUIETA A ALMA E ELEVA O PADRÃO VIBRATÓRIO. CRIA UM ESTADO
INTIMO DE SERENIDADE FACILITANDO O DESPRENDIMENTO E A ENTRADA TRANQUILA NO MUNDO ESPIRITUAL.
A VIDA CONTINUA SEMPRE!
NOSSOS AMADOS NÃO ESTÃO MORTOS. APENAS AUSENTES TEMPORARIAMENTE.
O VERDADEIRO AMOR INDEPENDE DA PRESENÇA. POR ISTO É ETERNO E UNE TODAS AS PESSOAS QUE O PARTILHAM.
APRENDAMOS A VIVER. PARA APRENDER A MORRER. TEMOS UM CORPO FÍSICO PARA NOSSA CAMINHADA DE APRENDIZADO NA TERRA. MAS SOMOS MAIS QUE UM COMPACTO DE CARNE.
SOMOS ESPÍRITOS ETERNOS, QUE VIVEM PARA SEMPRE!
“NA CASA DE MEU PAI TEM MUITAS MORADAS”
Jesus Cristo.
Seja qual seja o seu problema, conserve fé em Deus e fé em você mesmo, sem desistir de trabalhar.
Ninguém progride sem dificuldade a vencer.
A luta é condição para a vitória.
Não abandone os seus encargos no bem.
Não perca tempo, lembrando episódios tristes.
Desculpe qualquer ofensa.
Esqueça ressentimentos, venham de onde vierem.
Auxilie aos outros, como puder e tanto quanto puder, no clima da consciência tranquila.
Não procure defeitos nos semelhantes.
Se você está num momento, considerado talvez, como sendo o pior de sua vida, siga adiante, com o seu trabalho, na certeza de que se hoje o céu aparece toldado de nuvens, a luz voltará no firmamento e o dia de amanhã será melhor.
André Luiz – Livro: “Tempo de Luz”
¨Quem mais ama é quem mais se aproxima da natureza divina.
O dia que o homem começar a amar o próximo como a si mesmo, a Terra,
como por encanto se transformará. Falta-nos sentir que o outro, seja quem
ele for, é, de fato, nosso irmão e nosso igual perante DEUS.¨
Chico Xavier
Por que as pessoas doentes as vezes melhoram e logo depois desencarnam?
Em caso de doença, o processo de Desligamento do doente ocorre mais
lentamente. Por vezes acontece que as equipes socorristas iniciam o processo
de desligamento, mas os parentes estão junto ao doente e vibram tão
intensamente para que este fique bom, que dificultam muito o seu processo de
desligamento. Para resolver esta situação, os socorristas fazem com que o
doente tenha uma repentina melhora. Desta forma os familiares ficam
aliviados e afastam-se, continuando as suas tarefas diárias. Neste momento,
os socorristas podem retomar o processo de desligamento e o doente vem a
falecer em pouco tempo.
Num velório costuma haver uma nuvem cinzenta de tanta tristeza que paira no
local. Às vezes o espírito está ausente, já desligado da matéria. Outras
vezes o espírito está confuso no local e por vezes está a dormir junto ao
corpo. O que dificulta nestes lugares é a tristeza e a choradeira das
pessoas.
Seria tão maravilhoso se todos compreendessem a desencarnação como ela
verdadeiramente é, e aceitassem a ausência física, ajudando o desencarnado
com pensamentos de amor e carinho, rezando por ele com fé, ajudando-o no seu
desligamento e na sua ida a sua nova jornada no plano espiritual.
O melhor desencarne é de uma pessoa que foi Espiritualizada em Vida, pois
desencarna de uma maneira completamente tranquila, como que dormindo e
acordando num belo local, entre amigos!!! É um regressar tranquilo à
verdadeira casa!!!
Mestre sublime Jesus
Fazei com que entendamos a vossa vontade e nunca a nossa, entregando-nos às
vossas mãos fortes para conduzir-nos;
Permite que possamos desincumbir-nos dos deveres que nos cabem, mas, não
conforme os nossos desejos;
Lançai Vosso olhar sobre nós, a fim de que tenhamos a claridade da Vossa
ternura, e não as sombras da nossa ignorância;
Abençoai os nossos propósitos de servir-Vos, quando somente nos temos
preocupado em utilizar de Vosso santo nome para servir-nos;
Envolvei-nos na santificação dos Vossos projetos, de forma que sejamos Vós
em nós, porquanto ainda não temos condição de estar em Vós;
Dominai os nossos anseios de poder e de prazer, auxiliando-nos na conquista
real da renúncia e da abnegação;
Ajudai-nos na compreensão de vossos labores, amparando-nos em nossas
dificuldades e socorrendo-nos quando mergulhados na argamassa celular;
Facultai-nos a dádiva de Vossa paz, de modo que a distribuamos por onde quer
que nos encontremos e todos a identifiquem, compreendendo que somos Vossos
servidores dedicados…
…e porque a morte restituiu-nos a vida gloriosa para continuarmos a
trajetória de iluminação, favorecei-nos com a sabedoria para o êxito da
viagem de ascensão, mesmo que tenhamos que mergulhar muitas vezes nas
sombras da matéria, conduzindo porém, a bússola do Vosso afável coração
apontando-nos o rumo.
Senhor!
Intercedei, junto ao Pai Todo Amor, por Vossos irmãos da retaguarda, que
somos quase todos nós, os trânsfugas do dever.
Oração do Santo de Assis trazida no livro Divaldo Pereira Franco pelo
Espírito de Manoel Philomeno de Miranda.
Enquanto alguns contam riquezas, conte aprendizados.
Ninguém é melhor que alguém, Deus não usa régua para medir seus filhos entre
maiores e menores. Ninguém é melhor porque tem uma casa mais bonita, um
carro do ano, um emprego com alto salário ou uma classe social elevada…
Deus não olha o que você tem em suas mãos, mas o que tem em seu coração, o
homem usa os olhos para nos definir, Deus usa o sentimento. Para ele não
importa condições, mas caráter. Quem acha que tem tudo possuindo bens ou
status, acaba não tendo nada se não tiver Deus.
Por isso, não queira ter o que os outros tem, não queira ser o que os outros
são, seja diferente, queira ter Deus e pronto, com Ele nunca faltará nada.
Não existe maior riqueza que a sabedoria, não há melhor condição que ser
agradável aos olhos de Deus.
Enquanto alguns contam riquezas, conte aprendizados.
Yla Fernandes
Seja qual seja o seu problema, conserve fé em Deus e fé em você mesmo, sem
desistir de trabalhar.
Ninguém progride sem dificuldade a vencer.
A luta é condição para a vitória.
Não abandone os seus encargos no bem.
Não perca tempo, lembrando episódios tristes.
Desculpe qualquer ofensa.
Esqueça ressentimentos, venham de onde vierem.
Auxilie aos outros, como puder e tanto quanto puder, no clima da consciência tranquila.
Não procure defeitos nos semelhantes.
Se você está num momento, considerado talvez, como sendo o pior de sua vida,
siga adiante, com o seu trabalho, na certeza de que se hoje o céu aparece
toldado de nuvens, a luz voltará no firmamento e o dia e amanhã será melhor.
André Luiz – Livro: “Tempo de Luz”
Autor
André Luiz
Médium
Chico Xavier
Mantenha alguém na sua vida que saiba que seu dia foi difícil e quando ele acaba, te liga pra dizer: ”Oi, você é linda”…
Não fique em empregos que te adoecem…
Não fique em cursos superiores que te adoecem…
Viaje até uma praia, tire os sapatos e mergulhe seus pés na areia…
Deixe um bilhete pra sua professora preferida ou pra tia da cantina que gravou seu lanche ou suco favorito…
Entoe um mantra antes de sair de casa. às vezes, as pessoas com quem cruzamos são tão escuras quanto as ruas…
Abrace alguém do nada…
Adote, não compre…
Quando não parar de doer, ande de bicicleta, visite um parente que não encontra faz algum tempo, veja o por-do-sol de um lugar da sua cidade que nunca havia conhecido… talvez não pare de doer agora, mas amanhã, sim…
E lembre-se: ”Sentir medo é tão humano quanto sentir amor”.
¨Amar ao próximo como a si mesmo; fazer aos outros como quereríamos que nos
fizessem”, eis a expressão mais completa da caridade, porque ela resume
todos os deveres para com o próximo.¨
– Allan Kardec
Divaldo Franco manda uma linda mensagem a quem perdeu um ente querido.
Divaldo qual a mensagem que você poderia dar para alguém que teve um ente
querido que morreu e não consegue se conformar com a situação?
Diria que Morte é Vida, diremos mais, que os seres queridos não morreram,
eles vivem, se nós tomarmos uma postura de confiança irrestrita em Deus, e
nos dispusermos em entrar em sintonia psíquica, lograremos… porque eles
voltam, eles podem manter conosco um contato mental sem necessidade de
outros intermediários, o amor de Deus é o mesmo para todos, ademais
aguardam-nos, quando nos voltarmos ao grande lar ei-los esperando-nos com
uma infinita alegria e conduzindo-nos a reconstrução da família, recordo-me
que o Doutor Bezerra de Menezes narrou-me como foi o seu despertar no além,
no momento que ele conseguiu conectar-se com a nova realidade ele perguntou
a Celinda, minha filha já estou livre? Já, venerado amigo. E ele ouviu
vozes, música, e ele perguntou o que é isso? E ela disse: São aqueles que
foram beneficiados pelo seu amor….
Em verdade, grande é a noite em que se debate a alma do mundo.
Nos mais variados ângulos da marcha, vemos as trevas da incompreensão e as nuvens da discórdia implorando a graça da luz.Não clames, porém, contra as sombras.
Muita vez, o desespero é a preguiça agitada, tanto quanto a lamentação é a ociosidade sonora. Não condenes, nem reclames.Faze alguma claridade e segue adiante.
A semente de agora será colheita depois.
A centelha hesitante de hoje surgirá por facho resplendente, amanhã. Grande é o nevoeiro da ignorância que ainda envolve a Terra. Atende ao cérebro, mas
não te esqueças do coração. A sabedoria é o caminho. O amor é a luz.O palácio às escuras poderá povoar-se de monstros.
O campo singelo, aos clarões da manhã, é um templo aberto à gloria solar.
Ajuda e transformarás a dor em alegria.
Ama e farás a vida brilhar.
Emmanuel – Chico Xavier
Agradecer não é somente dizer obrigado.
Curiosamente nós não temos o costume de agradecer… Parece que o nosso
agradecimento é essa coisa forma, obrigado, obrigado, obrigado…. e nisso,
nessa única palavra parece que já dissemos tudo… mas o agradecimento não
bem dizer obrigado, as vezes contra feito, as vezes aborrecido, é muito
importante agradecer…O agradecimento é dessas dádivas para com o benfeitor
que engrandecem aquele que recebeu a benfeitoria… O benfeitor faz porque o
faz, mas agradecer é um gesto de reconhecimento de que as pessoas não são
obrigadas a fazer por nós, se elas fizeram algum movimento de seu coração as
inspirou para que fizessem.
Médium Raul Teixeira
“Conjuguemos, assim, conselho e ação, palavra e conduta, na mesma onda de
serviço renovador, compreendendo, por fim, que o bem que nos falta nem
sempre é o bem que ainda não desfrutamos, mas sim o bem dos outros que, em
nosso próprio benefício, nos cabe fazer”.
Emmanuel por Chico Xavier
SE CAÍSTE
¨Se caíste, ergue-te e anda.
Caminha para frente.
Regressa aos teus deveres e esforça-te a cumpri-los.
Ora, pedindo a Deus mais força para a marcha.
Muitas vezes a queda é uma lição de vida.
Quem cai sente do valor do perdão aos caídos.
O futuro te espera… Segue e confia em Deus¨
CHICO XAVIER – ditado por Emmanuel
Será que Deus atende mesmo a todas as orações? Jesus nos afirmou que tudo o
que pedíssemos ao Pai em Seu nome, Ele nos concederia.
Mesmo assim, a debilidade da nossa fé, vez ou outra, faz com que nos
perguntemos: Será que atende?
Afinal, quantos de nós já fizemos rogativas ao Criador, que jamais foram
atendidas?
Será preciso algum detalhe que nos possibilite ser atendidos por Deus?
Os mais revoltados, ante seus problemas não solucionados pela Divindade,
chegam a admitir a parcialidade Divina que atende a uns e não atende a
outros.
Contudo, não é assim. Ocorre que, inúmeras vezes, não nos apercebemos que
Deus nos responde, embora nem sempre da forma que desejamos.
Mas, com certeza, sempre é o melhor que o Pai dispõe.
Recordamo-nos de um soldado americano, ferido durante a Guerra Civil. Após o
ferimento, seguiram-se meses e meses de sofrimentos. A sua dor atingiu o
auge quando ele se deu conta de que havia se tornado um deficiente físico.
No entanto, a transformação radical em sua vida lhe abriu novos horizontes
que ele sintetizou em uma oração.
Oração que talvez se constitua em uma das mais belas páginas escritas por um
deficiente físico.
Conforme a tradução livre, do original inglês, diz ele:
Pedi a Deus que me desse forças, para tudo conseguir…
Fui feito fraco para aprender a obedecer.
Pedi a Deus a saúde para realizar coisas grandiosas…
Fui feito doente para realizar coisas difíceis.
Pedi a Deus por riquezas, para comprar felicidade…
Fui feito pobre, para vender sabedoria.
Pedi a Deus que me concedesse poder, para que os homens necessitassem de
mim…
Fui feito insignificante, para sentir a necessidade de Deus …
Pedi a Deus por tudo isso, para poder gozar a vida…
E Deus me deu a vida para poder avaliar seu gozo.
Não recebi nada do que pedi, mas obtive tudo aquilo que esperava ganhar.
A despeito dos meus erros, as preces que não fiz foram atendidas.
E, dentre todos os homens, eu me considero o mais ricamente abençoado.
* * *
O entendimento do soldado ferido que se tornou um paralítico anônimo nos dá
a tônica de como Deus ouve nossas preces e as atende, sempre de acordo com o
que seja melhor para nós.
Afinal, muitas vezes passamos a valorizar as pequeninas e preciosas coisas
da vida, quando elas nos são retiradas.
* * *
O ano de 1981 foi o primeiro Ano Internacional da Pessoa Deficiente.
Ser deficiente não significa ser doente.
É simplesmente ser diferente. Diferente dos padrões considerados como
normais.
Redação do Momento Espírita
Ainda que eu fale todas as línguas dos homens e dos anjos, ainda que eu
fale todas as línguas dos anjos e dos homens, se eu não tiver amor, serei
apenas um bronze que ressoa, um sino que retine.
Ainda que eu possua o dom das profecias, saiba todas as ciências, ainda que
eu possua um tamanho grau de fé que me permita remover montanhas, se eu não
tiver amor eu não nada serei.
Ainda que eu distribua os meus bens entre os pobres, e deixe então o fogo
consumir meu corpo, nenhum proveito tiro, se eu não tiver amor.
O AMOR, É PACIENTE, O AMOR É BONDOSO, NÃO É NADA EXIGENTE, ARROGANTE,
ORGULHOSO, JAMAIS É DESCORTÊS, NUNCA INTERESSEIRO. O AMOR NÃO SE IRRITA, NÃO
GUARDA RANCOR NO CORAÇÃO, TUDO DESCULPA, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO
SUPORTA. O AMOR NÃO TERÁ FIM. AS PROFECIAS, SIM.
As línguas se calarão. As Ciências tem seu termo. Imperfeito, é o nosso
conhecimento e também as profecias.
MAS QUANDO VIER O QUE É PERFEITO, O QUE IMPERFEITO DESAPARECERÁ.
Quando eu era criança, brincava como criança, pensava como criança, como
criança raciocinava. Homem feito me despojei dos atributos de criança.
POR ENQUANTO ENXERGAMOS DEUS ATRAVÉS DE UM ESPELHO. MAS UM DIA TEREMOS A
VISÃO DE DEUS DE FACE A FACE. POR ENQUANTO CONHEÇO APENAS UMA PARTE, MAS
LOGO O CONHECEREI, COMO SOU POR ELE CONHECIDO.
TEMOS AGORA A FÉ, A ESPERANÇA E O AMOR!
MAS DOS TRÊS, O MAIS EXCELENTE É O AMOR.
Mensagem Momento Espírita
O Amor, sublime impulso de Deus,
é a energia que move os mundos:
Tudo cria, tudo transforma, tudo eleva.
Palpita em todas as criaturas.
Alimenta todas as ações.
* * *
O ódio é o Amor que se envenena.
A paixão é o Amor que se incendeia.
O egoísmo é o Amor que
se concentra em si mesmo.
* * *
O ciúme é o Amor que se dilacera.
A revolta é o Amor que se transvia.
O orgulho é o Amor que enlouquece.
A discórdia é o Amor que divide.
A vaidade é o Amor que se ilude.
A avareza é o Amor que se encarcera.
O vício é o Amor que se embrutece.
A crueldade é o Amor que tiraniza.
O fanatismo é o Amor que se petrifica.
A fraternidade é o Amor que se expande.
A bondade é o Amor que se desenvolve.
O carinho é o Amor que se enflora.
A dedicação é o Amor que se estende.
O trabalho digno é o Amor que aprimora.
A experiência é o Amor que amadurece.
A renúncia é o Amor que se ilumina.
O sacrifício é o Amor que se santifica.
O Amor é o clima do Universo.
* * *
É a religião da vida, a base do estímulo e a força da Criação.
Ao seu influxo, as vidas se agrupam,
sublimando-se para a imortalidade.
Nesse ou naquele recanto isolado,
quando se lhe retire a influência,
reina sempre o caos.
Com ele, tudo se aclara.
Longe dele, a sombra se coagula e prevalece.
Em suma, o bem é o Amor que se desdobra, em busca da Perfeição no Infinito,
segundo os Propósitos Divinos; e o mal é, simplesmente, o Amor fora da Lei.
* * *
(XAVIER, Francisco Cândido. Falando à Terra, Diversos Espíritos.
Senhor, quando eu tiver fome, dai-me alguém que necessite de comida.
Quando tiver sede, dai-me alguém que precise de água.
Quando sentir frio, dai-me alguém que necessite de calor.
Quando tiver um aborrecimento, dai-me alguém que necessite de consolo.
Quando minha cruz parecer pesada, deixai-me compartilhar a cruz do outro.
Quando me achar pobre, ponde a meu lado alguém necessitado.
Quando não tiver tempo, dai-me alguém que precise de alguns dos meus
minutos.
Quando sofrer humilhação, dai-me ocasião para elogiar alguém.
Quando estiver desanimada, dai-me alguém para lhe dar novo ânimo.
Quando sentir necessidade da compreensão dos outros, dai-me alguém que
necessite da minha.
Quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dai-me alguém que eu tenha
de atender.
Quando pensar em mim mesma, voltai minha atenção para outra pessoa.
Tornai-nos dignos, Senhor, de servir nossos irmãos que vivem e morrem pobres
e com fome no mundo de hoje.
Dai-lhes, através de nossas mãos, o pão de cada dia, e dai-lhes, graças ao
nosso amor compassivo, a paz e a alegria.
Madre Teresa de Cálcuta
Você não está atrasado, nem adiantado, você está exatamente na hora certa!
Alguns estão solteiros. Alguns estão casados e esperaram 10 anos para ter um
filho, e outros tiveram um filho depois de um ano de casados.
Alguns se formaram aos 22 anos, e esperaram 5 anos para conseguir um bom
emprego. Outros se formaram aos 27 e encontraram o emprego de seus sonhos
imediatamente!
Alguns se tornaram presidentes de grandes empresas aos 25 e morreram aos 50,
enquanto outros se tornaram presidentes aos 50, e viveram até os 90.
Cada um trabalha com seu próprio “fuso horário”. As pessoas conseguem lidar
com situações apenas de acordo com seu próprio tempo. Trabalhe com o seu
próprio tempo.
Seus colegas, amigos, e conhecidos mais jovens podem parecer estar “a
frente” de você, e outros podem parecer estar “atrás”.
Não os inveje nem zombe deles. Estão em seu próprio tempo. E você está no
seu!
Segure firme, seja forte, e seja verdadeiro consigo mesmo. Tudo irá
conspirar ao seu favor. Você não está atrasado, nem adiantado, você está
exatamente na hora certa!
Sri Ravi Shankar
¨Não podemos nos impor a ninguém. O tempo é que vai nos modificando aos
poucos. Devemos ganhar o coração da pessoa, quem não ganha o coração não
ganhará o cérebro, mudando os pensamentos de quem deseja ajudar.¨ Chico
Xavier
Palavras da Vida- Chico Xavier
Levanta-te, cada dia, pensa em Deus, louva e agradece, mesmo num lance de
prece a bênção de trabalhar.
E cumpre as obrigações que a vida te deu às horas, doando a paz onde moras,
partindo do próprio lar.
Se resguardas na lembrança, alguma ofensa sofrida, deixa ofensa esquecida na
luz eterna do bem.
Não busques descanso inútil.
Trabalho é apoio preciso,
Não afastes teu sorriso do coração de ninguém.
Exerce a beneficência das palavras benfazejas.
Se não tens o que desejas, contenta-se no que tens.
Às vezes, para quem sofre, um momento de alegria no abraço de simpatia é
sempre o melhor dos bens.
Nunca esmoreça.
Trabalho aprimora o mundo todo.
Muita flor nasce do lodo.
Muito amparo vem da dor.
Serve, ensina e reconforta na fé viva que te alcança.
Entre as luzes da esperança começa o reino do amor.
Do livro “Coração e vida”
Psicografia de Chico Xavier
O AMIGO INFALÍVEL
Viste calamidades
Que jamais esperaste.
Cultivaste afeições
Que te armaram ciladas.
Carinho que plantaste
Produziu menosprezo.
Não permitas, porém,
Que a tristeza te arrase.
Trabalha, espera e serve.
Não desistas do bem.
Tens um amigo infalível.
Conta com ele. É Deus.
– Emmanuel
¨Não reclames, nem te faças de vítima;
Antes de tudo, analisa e observa;
A MUDANÇA ESTÁ EM TUAS MÃOS,
Reprograma tuas metas,
Busca o bem e viverás melhor,
EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, QUALQUER UM PODE
COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM!!!¨ Chico Xavier